Endereço e Contato

Endereço: Rua dos Expedicionários, n.º 51, Centro, Magé - RJ

Reuniões: Sábados as 15:00h e Domingos as 08:00h

Contato: (21) 3669-3934 / (21) 98015-7024
clube.alvorada.dbv@gmail.com / alvorada.m@gmail.com


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Especialidade de Higiene Oral


No dia 30 de Agosto de 2015 nós do Clube Alvorada Mageense fizemos a especialidade de Higiene Oral.

É uma especialidade bem fácil de ser passada e também muito importante, pois está relacionada com a saúde dos juvenis e de todos na verdade!


Algumas fotos do dia:

 



 



As perguntas são bem fáceis de serem respondidas! Abaixo vamos colocar a especialidade com sugestões de respostas. A prática também é bem legal, pois o evidenciador nos ajuda a enxergar onde estão sujos os nossos dentes.


HIGIENE ORAL

1. Defina Higiene Oral.
É a completa “faxina” nos tecidos da cavidade oral (bucal), incluindo: dentes, gengivas e língua; para a remoção de restos alimentares e da placa bacteriana, com o intuito de promover um ambiente bucal “imune” às doenças periodontais ou a cáries.

2. Por quantas dentições passa o ser humano? Descreva o processo de aparecimento delas.
2 dentições: decídua (leite) e permanente
Decídua: 20 dentes.
Permanente: 32 dentes.

3. Para que servem os dentes de leite?
- Articulação das palavras
- Desenvolvimento ósseo (mandíbula e maxilar)
- Guia para os dentes permanentes nascerem
- Manter os espaços para a futura dentição (permanente)
- Desenvolvimento MM da face

4. Dê os tipos de dentes e suas funções.
Na alimentação:
Incisivos: Cortar os alimentos.
Caninos: Rasgar os alimentos.
Pré-molares e molares: Moer os alimentos.
No organismo:
Incisivos: Estética facial e os mais importantes na articulação das palavras para a emissão de sons línguo-dentais e lábio-dentais.
Caninos: Serve como guia para os movimentos de lateralidade.
Pré-molares e molares: São importantíssimos para a oclusão dental, assentam-se precisamente um no outro, auxiliando na sustentação dos músculos facias.

5. A partir de que idade deve-se iniciar a higiene oral? Como? Por quê?
Inicie a escovação assim que começar a nascer o 1º dentinho do bebê. Nesta 1ª etapa pode se usar cotonete ou gaze com pasta de dente (opcional) sem flúor. O importante mesmo é manter os dentinhos livres de “sujeira” (restos alimentares). A escovação deve ser feita o quanto antes, os pais devem incentivar os filhos escovando os dentes na presença destes, assim despertando a curiosidade da criança. Numa etapa posterior, uma escova infantil com cerdas macias deve ser dada a criança, para que ela possa imitar os pais (os pais devem complementar a escovação, nesta fase). Após a fase de adaptação, os pais devem ensinar pequenos movimentos vibratórios na superfície dental.

6. Quais são os alimentos recomendáveis para uma dentição sadia?
A alimentação não deve ser realizada a todo o momento, pois assim não se permite um ambiente bucal com PH próximo do neutro. Pois, a constante ingestão de alimentos permite às bactérias bucais produzirem ácidos, que destroem os dentes.
- Não consumir: Doces e refrigerantes.
- Consumir: Frutas, legumes, leite e queijos.
- Alimentos detergentes: Maçã, cenoura e todos os legumes e frutas duros e crus.

7. Que prejuízos podem trazer a má escovação?
Cárie, doenças na gengiva, perda óssea (osso alveolar), mobilidade dental, mal-hálito, apinhamento (encavalamento) dos dentes, dor de dente (pulpite) e até desordens psicológicas e sociológicas devido ao problemas estéticos.

8. Quais os meios de utilização do flúor? Em que formas é ele encontrado?
Tópica (no dente) e sistêmica (ingerida).
Sistêmica: comprimidos, gotas e domiciliar (associado à água e ao sal)
Tópica: soluções, gel e dentifrícios.

9. O que é evidenciador?
É uma solução ou pastilhas, que devem ser aplicado sobre todas as faces do dentes (com cotonete ou espalhado pela própria língua), em seguida a pessoa faz um bochecho com água, quando os indultos (placa) serão observados, pois ficam de cor mais escura. É um artifício que permite destacar a localização da placa bacteriana, e também ajuda a ensinar os movimentos escovatórios (onde a escovação está fraca)


10. O que deve ser usado para fazer uma higiene oral completa?
Escova dental, dentifrício (pasta) fluoretado, fio dental, soluções com flúor e o evidenciador de placa.


11. Demonstrar o uso do evidenciador, escovação e fio dental.

Fazer com o evidenciador! Fica muito legal!


12. Por que devemos usar dentifrício fluoretado?
Pois eles são considerados hoje um dos principais meios preventivos na redução do índice de cárie dental. Isto se deve ao contínuo contato do esmalte dental com o flúor, que diminui a perda de minerais pela ação desmineralizante (substrato + microorganismos), promovendo remineralização. Pesquisas comprovam que a redução no índice de cárie em grupos que usam dentifrícios fluoretados para grupos que usam dentifrício sem flúor é de cerca de 25% superior.

13. Como se contrai a cárie?
A cárie é adquirida por uma tríade (3) de fatores, associados ao tempo.
Microorganismos: Bactérias cariogênicas são presença constante na flora bucal, devemos controlá-las, pois, é impossível eliminá-la.
Substrato cariogênico: Açúcares, principalmente o refinado (sacarose), devem estar presentes para que as bactérias possam fermentar, produzindo ácidos, que destroem o tecido dental.
Dente: O dente será o atacado pela cárie sem ele, não há cárie. A saliva é um fator importante de defesa, dependendo da sua quantidade e qualidade.
Tempo: Se o substrato ficar um tempo suficiente com os microorganismos, o dente será destruído, aí que entra a escovação: remover o substrato do dente o mais rápido possível.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos um clube de Desbravadores animado! De braços abertos para quem quiser participar.